h

Vai acontecer


Rio de Janeiro, de 01 de Novembro de 2016



           Hoje é o primeiro dia da Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família e Comunidade, na cidade do Rio de Janeiro. Serão dias intensos de troca de experiências e conhecimento científico. Faça parte do movimento assim como a Secretaria Municipal de Saúde RJ, que apoia o evento! Boa Conferência a todos! Aconteceu hoje, 2 de novembro, no estande da SBMFC, o lançamento do livro "Medicamentos mortais e crime organizado: como a indústria farmacêutica corrompeu a assistência médica", de autoria do médico de família e diretor do Centro Cochrane Nórdico, Peter Gotzche. Estiveram presentes os diretores da SBMFC Daniel Knupp, Thiago Trindade e Núlvio Lerman. Como tornar os números das evidências úteis para o clínico? A questão está sendo discutida hoje, 2 de novembro, na sala 207 do Riocentro, no Rio de Janeiro, durante a 21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família. Sob a moderação do médico de família espanhol Salvador Tranche-Iparraguirre, os participantes foram divididos em pequenos grupos para analisar casos clínicos comuns do dia a dia, a utilidade das provas diagnósticas e terapêuticas e como aplicar esse conhecimento em benefício do paciente. #WONCA2016






Postado por ASB Andressa

Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal


    1º de Novembro, começa a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, uma campanha oficializada em 28 de Dezembro de 2015, a partir da sanção da Lei nº 13.320. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que os tumores nos lábios, gengivas e outras regiões da cavidade oral afetam 10 em cada 100 mil homens e 4 em cada 100 mil mulheres. Ainda segundo pesquisas do INCA, mais de 4 mil pessoas morrem por ano por desenvolverem câncer de boca. Prevenção!!! Por favor façam o auto exame e observando qualquer alteração procurem imediatamente o seu dentista!!!!!

Postado por ASB Andressa

Visita Domiciliar da Equipe Grota Funda 31.10.2016 

Visita Domiciliar

      Acompanhamento das famílias da Equipe Grota Funda, pelo Profissionais Enfermeira Priscila, ACS Ludmilla e ACS Roselaine.

Mais pra que servem as Visitas Domiciliares???


    A visita domiciliar (VD) é um acompanhamento diferenciado: visando à promoção e prevenção da saúde da comunidade, a ação desenvolve-se fora da unidade de saúde. As VD's são atividades externas desenvolvida pelas equipes de saúde. Ela permite o cuidado à saúde de forma mais humana, acolhedora, estabelecendo laços de confiança entre os profissionais e os usuários, a família e a comunidade, ampliando assim o acesso da população às ações da Saúde.
Fotos autorizadas pelos pacientes.

Postado por ASB Andressa




Grupo de Hipertensão 24.10.2016






Neste dia a Equipe Grota Funda realizou juntamente com a saúde bucal orientação voltada para os pacientes hipertensos, com as profissionais Enfª Priscila, ACS Gorete, Marcia Bento e ASB Andressa.

Coleta de Preventivo 22.10.2016





      Neste Sábado será realizado o Coleta de preventivo, para alcançar as mulheres que trabalham e não podem realizar seu exame durante a semana. Para tal fato contamos com nossa equipe multidisciplinar para está coleta.

Venham e Participem desta grande oportunidade. 

Todas as mulheres que desejarem fazer o preventivo deveram comparecer na unidade, com os preparos:

* Estar sem uso de pomadas ginecológicas;
* Estar sem relação sexual a três dias;
* Sem fazer banho de assento.


RIO DE JANEIRO, 21 DE OUTUBRO DE 2016

ORIENTAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL 





        O paciente deve estar ciente dos cuidados com a higiene bucal em nossa unidade realização orientação quanto a técnica correta de escovação, evidenciação, aplicação do flúor, com o auxílio do fio dental. Após anamnese, as profissionais indicaram a melhor técnica para melhorias do seu sorriso.

       Mesmo ainda sem dentinhos é muito importante que os pais comecem desde cedo a escovar os dentes da criança, geralmente feita com uma gaze umedecida ou a dedeira para limpar gengiva e língua. Mas quando os primeiros dentes de leite surgem, já é possível começar a escovação. 

      Qual a maneira certa? Primeiro, as crianças não conseguem fazer sua higienização sozinhas, então, é de suma importância que os pais agarrarem essa missão o quanto antes. Mas se estiverem inseguros de como fazer, observe nossa dica.


A ESCOVA CERTA

       Sempre escolher uma escova de acordo com a faixa etária das crianças, basta checar a indicação que vem na embalagem. Isso faz toda a diferença para a necessidade de cada criança, já que o tamanho da cabeça de cada escova vai evoluindo de acordo com o aparecimento dos dentinhos. As cerdas devem ser sempre macias. E lembre-se de que,  a escova deve ser trocada a cada três  meses ou sempre que estiver em mau estado (cerdas muito abertas, por exemplo). 


CREME DENTAL: QUAL A QUANTIDADE CERTA?

          A quantidade de creme para a escovação da criança, principalmente para aquelas que ainda não sabem cuspir, deve ser bem pequena. Algo do tamanho de um grão de arroz já é o suficiente. Fazer espuma demais não é parâmetro de escovação bem feita.

PRECISA DE FIO DENTAL?

         A resposta é sim! Quanto mais cedo você estimular esse hábito, mais facilmente a criança vai pegar o jeito e entender a importância do fio dental. Ele não só elimina todo restinho de alimentos como remove a placa bacteriana, não dando chance para problemas bucais. Assim, a limpeza estará completa!

HORA DE ESCOVAR! 

  • A escova das crianças deve ter cerdas bem macias. Escolha o modelo de acordo com a faixa etária do seu filho. 
  • Não é necessário exagerar no creme dental. A quantidade do tamanho de um grão de arroz já é suficiente para realizar uma boa escovação na criança. 
  • Deixe a escova paralela à linha da gengiva. Comece fazendo movimentos circulares em grupos de quatro dentes durante 10 segundos cada. 
  • Deslize as cerdas da gengiva em direção à ponta dos dentes, inclusive na superfície interna deles.
  • Passe para os dentes do fundo e escove com movimentos de vai e vem bem suaves em todas as faces dos dentes.
  • Para finalizar a escovação, passe a escova nas bochechas e na língua, assim você elimina bactérias capazes de causar mau hálito.
  • Deixe um copo com água do lado para auxiliar a criança no bochecho eliminando toda a espuma do creme dental.
  • Para o fio dental, retire um pedaço com aproximadamente 45 cm, envolva a maior parte de forma frouxa ao redor de cada dedo médio, deixando 3 centímetros no meio. Deslize com suavidade entre os dentes da criança, formando um “C” em volta de cada dente, tomando cuidado para não forçar sobre a gengiva.

Postado pela ASB Andressa

RIO DE JANEIRO, 20 DE OUTUBRO DE 2016

SAÚDE NA ESCOLA - E. M. NARCISA AMALIA 

REUNIÃO COM A SAÚDE E DIREÇÃO DA ESCOLA

        Parceira total com a Escola Narcisa, Hoje fomos a escola para um estudo de caso conjunto saúde e educação, visando a melhor qualidade de vida de nossos usuários.

POSTADO ASB ANDRESSA

Rio de Janeiro, 19 de Outubro de 2016

GRUPO DE TABAGISMO 19.10.2016





Você é FUMANTE e deseja PARAR de fumar ou conhecer alguém que queira? 
Venha participar do nosso GRUPO DE TABAGISMO!

Escolha a melhor data para iniciar:

* Toda às 6ª- feiras inscrições  para o grupo de tabagismo com ACS Cenira, Márcia, Gorete e ASB Andressa na Odontologia.
 * Grupo de Tabagismo toda às 4ª- feiras no hórario de 18h.

ATENÇÃO PACIENTE DE MANUTENÇÃO!

Para melhor atende-los pedimos a compreensão de todos para a retirada de adesivo preferencialmente nas 4ª - feiras no horário do grupo.

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!!!

POSTADO ASB ANDRESSA

Rio de Janeiro, 18 de Outubro de 2016

HOMENAGEM AO DIA DO MÉDICO 18.10.16


Hoje homenageamos as medicas que nos ajudam grandemente, na construção da saúde de nossa comunidade.  Nosso muito obrigada pela dedicação a qual vocês tem com cada equipe desempenhando um trabalho de excelência. 

Parabéns pelo seu dia é o que toda equipe do CMS RAUL BARROSO deseja a vocês e a todos os médicos.


Drª Raquel


Drª Tânia, Adriana e Rosangela





POSTADO ASB ANDRESSA

Rio de Janeiro, 17 de Outubro de 2016

OUTUBRO ROSA NA TUPPERWARE 



POSTADO ASB ANDRESSA

Rio de Janeiro, 10 de Outubro de 2016

ACCOUNTABILITY 10.10.2016


Gerente Técnica Ana Beatriz



A tradução do termo Accountability é frequentemente associada ao termo "Responsabilização" em português, normalmente aplicada aos domínios da política e da administração, como por exemplo, em temáticas relacionadas à Governança. 

Em se tratando da esfera pública, o termo Accountability encontra-se frequentemente relacionado à fiscalização, avaliação e, muitas vezes, à ética no trato do bem público, visto que seu significado remete à obrigação da prestação de contas de membros de um órgão administrativo ou instituição representativa à instâncias controladoras ou a seus representados. 

Em nossa unidade o accountability contou contou a participação  Coordenadora de Saude Bucal Alethea e Rosimere


POSTADO ASB ANDRESSA

Rio de Janeiro, 10 de Outubro de 2016

OFICINA DE BLOG DA SAÚDE 10.10.16


Capacitação para os blogueiros da Saúde



Aconteceu na OTICS de Bangu AP 5.1
com Rafael Nogueira e Pedro França 


TI Rafael 


Blogueiras de nossa unidade



       O blog da Saúde já se tornaram canais de comunicação em massa, para divulgação rápida e simples. Basicamente, um blog é conjunto de mensagens curtas ou longas que são conhecidas como POSTs. Estas mensagens são ordenadas em ordem decrescentes de data de postagem. Entendendo isto vemos o por que da Saúde publica começar a se modernizar, pois a maioria de nossos usuários hoje são internautas. Com a disputa cada dia mais acirrada para atrair a atenção devido à infinidade de conteúdo disponível na internet, ter um CONTEÚDO DE QUALIDADE e que seja encontrado é um desafio cada vez maior.
         


POSTADO ASB ANDRESSA


Rio de Janeiro, 04 de Outubro de 2016


Homenagem ao dia do Agente Comunitário de Saúde 





Parabéns aos nossos ACS que nos ajudam arduamente na construção da Saúde da Comunidade da Ilha de Guaratiba.

Postado ASB Andressa

Rio de janeiro, 28 de Setembro de 2016


Homenagem ao dia do Idoso 




Hoje nossas Moças e Moços da melhor idade tiveram uma homenagem singela de nossa equipe multidisciplinar, contamos com massagens, maquiagem, pintura de unhas e um lanche para adoçar nossa vidas.

Postado ASB Andressa


ANIVERSÁRIO DE 01 ANO DA ACADEMIA CARIOCA




            



AMIGAS DO PEITO




Coleta de leite realizada no dia 06.09.13 em Visita Domiciliar da equipe 
Grota Funda com As Amigas do Peito do Hosp. Estadual Rocha Faria















Palestra sobre Tabagismo





Adicionar legenda


Será realizado no dia 12/09/2013 às 14hs.
Enfermeira Sigrid Moreira.
Palestra realizada no dia 09.09.2013 no Ciep Roberto Burle Marx pela Enfermeira Edith Oliveira junto com as agentes Marcia Bento, Maria Gorete e Sonia Simas sobre os males do cigarro e outras drogas associadas.
















Rio de Janeiro,26 de Setembro de 2013

REUNIÃO COM A COMUNIDADE




Participação popular contribui efetivamente para melhoria da qualidade prestada aos nossos usuários.

Atualizado por ASB Andressa

Rio de Janeiro,09 de Setembro de 2013

SALA DE ESPERA - FEBRE MACULOSA






Sala de Espera realizada pela médica Raquel Draghi com a finalidade de esclarecer as dúvidas com relação à Febre Maculosa. A febre maculosa brasileira é uma doença infecciosa febril aguda, de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia (Rickettsia rickettsii), transmitida por carrapatos, caracterizando-se por ter início abrupto, com febre elevada, cefaleia e mialgia intensa e/ou prostração, seguida de exantema máculo-papular, predominantemente nas regiões palmar e plantar, que pode evoluir para petéquias, equimoses e hemorragias. O tratamento precoce é essencial para evitar formas mais graves da doença.


Atualizado por ASB Andressa



Rio de Janeiro,05 de Setembro de 2013

GRUPO NA SALA DE ESPERA SOBRE TESTE RÁPIDO DE HEPATITE


         Grupo realizado dia 05.09.2013 na sala de espera  pelo enfermeiro Gustavo Seidl e a agente Sonia Simas informando, conscientizando e realizando os testes  rápido de Hepatite, HIV e Sífilis junto à população.
         A implantação dos testes rápidos para diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatite na Atenção Básica, compõe o conjunto de estratégias do Ministério da Saúde que visam a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico do HIV e detecção da Sífilis e Hepatite. 




Atualizado por ASB Andressa




RIO DE JANEIRO, 31.05.2012


DIA MUNDIA SEM TABACO


Unidade Amiga do Carioquinha!



DIA DO DESAFIO



Atualizado por ASB Andressa



RIO DE JANEIRO, 11.05.2012

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE




Atualizado por ASB Andressa


RIO DE JANEIRO, 28.04.2012


AÇÃO NA ÁREA GASPAR DE LEMOS

COM ACADEMICOS BOLSISTAS



Atualizado por ASB Andressa




RIO DE JANEIRO, 13.03.2012


COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER





Atualizado por ASB Andressa

RIO DE JANEIRO, 08.03.2012



PUERICULTURA




Atualizado por ASB Andressa

RIO DE JANEIRO, 27.02.2012




GRUPO GESTANTE






Atualizado por ASB Andressa


RIO DE JANEIRO, 06.01.2012



CAMINHADA CONTRA DENGUE






Atualizado por ASB Andressa


RIO DE JANEIRO, 28.12.11


CONFRATERNIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS




Atualizado por ASB Andressa


RIO DE JANEIRO, 23.11.2011


PRÊMIO BIBI VOGEL





Atualizado por ASB Andressa

RIO DE JANEIRO, 09.02.2011



PLANEJAMENTO FAMILIAR 

CIEP BURLE MARX



Atualizado por ASB Andressa


RIO DE JANEIRO, 02.09.2011


2ª CAMINHADA DA DENGUE






Atualizado por ASB Andressa

RIO DE JANEIRO, 26.08.2011



PUERICULTURA




Atualizado por ASB Andressa


RIO DE JANEIRO, 23.08.2011

1ª SEMANA BEBE CARIOCA

        Aconteceu entre 22 e 28 de Agosto, a 1° Semana do Bebê Carioca, com vários eventos. E uma Feira da saúde no último dia 28, no Parque das Crianças, no Aterro do Flamengo para encerrar as atividades.  A Equipe Loteamento esteve lá prestigiando o evento.



Atualizado por ASB Andressa


RIO DE JANEIRO, 11.07.2011



GRUPO DE PUERICULTURA





Atualizado por ASB Andressa


RIO DE JANEIRO, 16.06.2011

VISITA DOMICILIAR



ACS LILIANE EM VISITA

DENTISTA CARLOS

TEC. CARMEM, ASB SIMONE E ACS SIMONE


Atualizado por ASB Andressa

RIO DE JANEIRO, 16.06.2011


SAÚDE DO TRABALHADOR

DRª ROSANGELA, ENFª EDITE E ASB SULAMITA




Atualizado por ASB Andressa


RIO DE JANEIRO, 16.01.2011

SAÚDE DO HOMEM

VISITA DOMICILIAR ODONTOLÓGICO

ASB SULAMITA E CD CARLOS.




Atualizado por ASB Andressa

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada Roberto Burle Marx, s/nº - Ilha de Guaratiba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h

Telefone

(21) 3427-3148/2419-4918

Seguidores

Tecnologia do Blogger.