quinta-feira, 3 de novembro de 2016
Hoje em nossa Unidade foi Realizado o Grupo de Saúde Mental das equipes Tachas e Grota Funda. A farmacêutica Vivian hoje nos explicou a importância da tomada da medicação nos horários corretos,
A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental vai muito mais além do que a ausência de doenças mentais.
Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.
A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, idéias e emoções.
TER SAÚDE MENTAL É...
- Estar bem consigo mesmo e com os outros;
- Aceitar as exigências da vida;
- Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;
- Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário;
LEMBRE-SE
Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.
PARA MANTER SUA SAÚDE MENTAL EM DIA...
- Mantenha sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida;
- Aceite-se e às outras pessoas com suas qualidades e limitações;
- Evite consumo de álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição médica
- Não use drogas;
- Pratique sexo seguro;
- Reserve tempo em sua vida para o lazer, a convivência com os amigos e com a família;
- Mantenha bons hábitos alimentares, durma bem e pratique atividades físicas regularmente.
Postado por ASB Andressa
Conheça esta História contada por um ACS 08.11.2016
Rio de Janeiro, de 08 de Novembro de 2016
Conheça esta História contada por um ACS
Titulo: Uma Linda História de Superação
ACS: Marcia Bento
Email:Cliente: Sr. Arildo
Descrição:Paciente Arildo, nos contou um pouco de sua historia de vida, ele perdeu sua casa que ficava na vila militar de Imbui, neste período teve que ir morar em um abrigo de Niterói ficando instalado no mesmo por 2 meses somente, tal abrigo foi interditado tendo que ser desocupado, neste momento sendo acolhido por sua irmã moradora de nossa comunidade. Foi captado e cadastrado pela ACS Marceli que logo encaminhou para equipe. Sr Arildo nos relata ser fumante de longa data e que necessitava de ajuda, pois o mesmo refere o desejo de parar de fumar. Foi quando a ACS márcia bento o ajudou a gradativamente a reduzir o cigarro com orientações e ajudar psicológicas, Sr Arildo aderiu de imediato o desafio de ficar 12 horas sem fumar, nos deixando muito animado com sua força de vontade. Hoje ele é quem estimula os outros do grupo de tabagismo a continuarem, mesmo com toda as dificuldades ele tem superado, e sua melhora na saúde é notavel, antes se cansava e tossia sem para pelo uso do tabaco, hoje ele vem caminhando de sua casa e nem aprenta mais aquele Sr. que veio nos pedir ajuda.
Relato autorizado pelo paciente.
Postado por ASB Andressa
terça-feira, 1 de novembro de 2016
Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal 01.11.2016
Rio de Janeiro, de 01 de Novembro de 2016
1º de Novembro, começa a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, uma campanha oficializada em 28 de Dezembro de 2015, a partir da sanção da Lei nº 13.320. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que os tumores nos lábios, gengivas e outras regiões da cavidade oral afetam 10 em cada 100 mil homens e 4 em cada 100 mil mulheres. Ainda segundo pesquisas do INCA, mais de 4 mil pessoas morrem por ano por desenvolverem câncer de boca. Prevenção!!! Por favor façam o auto exame e observando qualquer alteração procurem imediatamente o seu dentista!!!!!
Postado por ASB Andressa
Conheça esta História contada por um ACS 01.11.2016
Rio de Janeiro, de 01 de Novembro de 2016
Conheça esta História contada por um ACS
Titulo: Relatos de uma ACS
ACS: Vilma
Email:
Cliente
Descrição: Eu como ACS, me sinto muito bem, pois essa profissão nós proporciona ajudar as pessoas e levar a saúde e o bem estar para eles, os cadastrados, mas também nos da a condições de ter uma palavra muitas das vezes de grande importância, de acordo com momento o problema de cada um.
Em uma dessas oportunidades em visitas domiciliar, me deparei com um problema familiar de um idoso, que não queria ter ajuda de um cuidador que não fosse um parente dele, e ai as pessoas no casos as noras, não podiam e os seus filhos trabalhavam, esse Senhor é muito idoso com certas dificuldades, viúvo, e só teve filhos homens.
Em uma visita domiciliar, o encontrei sozinho, foi me relatado pelo mesmo que havia passado mal de madrugada e sua família não soube do fato, pois o mesmo não queria dar trabalho aos seus filhos. Segundo o mesmo caiu da cama não conseguindo mais se levantar e durante a noite evacuou a cama inteira e como tinha dificuldades de locomoção não pode se levantar e se limpar sozinho. Eu perguntei a ele quem estaria cuidando dele, o Senhor afirmou que a nora estaria cuidando dele havia se mudado.
Expliquei a ele da necessidade de uma acompanhante, para cuidar de sua saúde e de sua casa, visto que o mesmo não da conta de tal fato. Conversei com familiares a respeito do assunto, e que se não fosse tomado as providencias cabíveis, poderiam serem acionados pela assistência social, em decorrência da negligencia ao idoso. Me foi prometido que o mesmo seria cuidado, seus familiares ficariam com a responsabilidade de cuidar do mesmo. E na semana seguinte encontrei o mesmo agora com cuidado, muito feliz em perto dos seus familiares.
Relato autorizado pela familia do paciente.
Postado por ASB Andressa
21ª Conferencia Mundial WONCA de Médicos de Família 01.11.2016
Hoje é o primeiro dia da Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família e Comunidade, na cidade do Rio de Janeiro. Serão dias intensos de troca de experiências e conhecimento científico. Faça parte do movimento assim como a Secretaria Municipal de Saúde RJ, que apoia o evento! Boa Conferência a todos! Aconteceu hoje, 2 de novembro, no estande da SBMFC, o lançamento do livro "Medicamentos mortais e crime organizado: como a indústria farmacêutica corrompeu a assistência médica", de autoria do médico de família e diretor do Centro Cochrane Nórdico, Peter Gotzche. Estiveram presentes os diretores da SBMFC Daniel Knupp, Thiago Trindade e Núlvio Lerman. Como tornar os números das evidências úteis para o clínico? A questão está sendo discutida hoje, 2 de novembro, na sala 207 do Riocentro, no Rio de Janeiro, durante a 21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família. Sob a moderação do médico de família espanhol Salvador Tranche-Iparraguirre, os participantes foram divididos em pequenos grupos para analisar casos clínicos comuns do dia a dia, a utilidade das provas diagnósticas e terapêuticas e como aplicar esse conhecimento em benefício do paciente. #WONCA2016
segunda-feira, 31 de outubro de 2016
Visita Domiciliar da Equipe Grota Funda 31.10.2016
Visita Domiciliar
Acompanhamento das famílias da Equipe Grota Funda, pelo Profissionais Enfermeira Priscila, ACS Ludmilla e ACS Roselaine.
Mais pra que servem as Visitas Domiciliares???
A visita domiciliar (VD) é um acompanhamento diferenciado: visando à promoção e prevenção da saúde da comunidade, a ação desenvolve-se fora da unidade de saúde. As VD's são atividades externas desenvolvida pelas equipes de saúde. Ela permite o cuidado à saúde de forma mais humana, acolhedora, estabelecendo laços de confiança entre os profissionais e os usuários, a família e a comunidade, ampliando assim o acesso da população às ações da Saúde.
Fotos autorizadas pelos pacientes.
Postado por ASB Andressa